ESPORTE – Wlamir Marques, lenda do basquete brasileiro, falece aos 87 anos de idade, deixando legado de conquistas e influência no esporte.



O basquete brasileiro está de luto com a triste notícia do falecimento de Wlamir Marques, um dos maiores nomes da modalidade no país. Aos 87 anos de idade, após um período internado na UTI de um hospital particular em São Paulo, o ídolo do basquete nacional nos deixou. A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) foi quem anunciou oficialmente a morte do lendário jogador.

Nascido em São Vicente, em São Paulo, Wlamir Marques colecionou conquistas e feitos memoráveis ao longo de sua carreira. O bicampeonato mundial, dois vice-campeonatos mundiais, duas medalhas olímpicas (bronze em Roma 1960 e Tóquio 1964), além de títulos em campeonatos Sul-Americanos e Pan-Americanos são apenas algumas de suas glórias. O ex-jogador também é membro do Hall da Fama do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da Federação Internacional de Basquetebol (Fiba), além de ter recebido o Troféu Heims de melhor atleta da América do Sul em 1961 e a Medalha do Mérito Esportivo.

O presidente da CBB, Marcelo Sousa, não poupou elogios a Wlamir Marques, descrevendo-o como um dos maiores talentos do basquete de todos os tempos e destacando sua contribuição para transformar o Brasil em uma potência na modalidade. O Corinthians, clube pelo qual Wlamir conquistou inúmeros títulos como jogador e também atuou como treinador, lamentou profundamente a perda do ídolo.

O velório de Wlamir Marques está marcado para a próxima quarta-feira, no Ginásio Wlamir Marques, no Parque São Jorge, em São Paulo. A cerimônia será aberta ao público, permitindo que fãs e admiradores prestem suas últimas homenagens ao grande jogador que marcou época no basquete brasileiro. A morte de Wlamir deixa um vazio no esporte, mas seu legado e sua lenda permanecerão vivos na memória de todos aqueles que acompanharam sua brilhante carreira.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo