Melhorias na Qualidade da Água do Sena Permitem Realização do Triatlo em Paris
París amanheceu com uma boa notícia nesta quarta-feira (31). Após uma intensa chuva que se estendeu desde a noite de terça até a manhã de hoje, novas medições realizadas durante a madrugada indicaram uma significativa melhora nos níveis de poluição do rio Sena. Essas medições foram cruciais para confirmar a viabilidade da realização das provas de natação do triatlo nas águas do rio que atravessa a capital francesa. Com isso, a competição masculina, que fora adiada de ontem para hoje devido aos altos índices de poluição, finalmente pôde acontecer.
A largada das provas femininas do triatlo ocorreu às 3h (horário de Brasília), com as atletas iniciando o percurso de natação a partir da icônica ponte Alexandre III. A prova, que combina 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida, viu a francesa Cassandre Beaugrand se destacar entre as 55 participantes, conquistando a medalha de ouro com o tempo de 1h54min55seg. A suíça Julie Derron ficou com a prata, e o bronze foi para a britânica Beth Potter. As atletas brasileiras, Djenyfer Arnold e Vittoria Lopes, terminaram a prova em 20º e 25º lugar, respectivamente.
Para os homens, a competição começou às 5h45 e também reuniu 55 atletas que seguiram o mesmo trajeto das mulheres. O evento teve um desfecho emocionante. Hayden Wilde, da Nova Zelândia, liderou a corrida até a última volta, mas foi ultrapassado pelo britânico Alex Yee, que conquistou o ouro com um tempo total de 1h43min33seg. Wilde ficou com a prata apenas seis segundos atrás do vencedor, e o francês Leo Bergere alegrou o público local ao garantir o bronze com tempo de 1h43min43seg.
No palco olímpico, o brasileiro Miguel Hidalgo fez história ao finalizar em 10º lugar com o tempo de 1h44min27seg, alcançando a melhor posição de um atleta brasileiro no triatlo olímpico. Aos 24 anos, o jovem de Salto, São Paulo, é o atual campeão da modalidade nos Jogos Pan-Americanos. O segundo brasileiro na competição, Manoel Messias, terminou na 45ª posição com um tempo de 1h51min.
A expectativa agora se volta para o próximo domingo (5), quando está prevista a prova de revezamento misto do triatlo, que reunirá homens e mulheres na mesma equipe. A realização deste evento também dependerá das condições de balneabilidade do rio Sena. A equipe brasileira será composta por Vittoria Lopes, Djenyfer Arnold, Manoel Messias e Miguel Hidalgo, que buscarão um bom desempenho nesta nova modalidade.
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 continuam a surpreender e trazer momentos de grande emoção, não só para os atletas, mas também para todas as suas nações e espectadores ao redor do mundo.