Entre as opções disponíveis, estão mesas de pebolim, futebol de botão e futmesa, que é uma modalidade que mistura futebol, tênis de mesa e futevôlei. Além disso, diversas atividades especiais são oferecidas, incluindo oficinas de destrezas manuais, confecção de pipas, futsinuca, pula-pula de bola inflável, campeonato de embaixadinhas e desafio de chute a gol. As atividades são indicadas para todas as faixas etárias, mas especialmente para as crianças. O horário de funcionamento é das 9h às 18h, de terça a domingo, com entrada permitida até às 17h.
Uma das visitantes, Ivone Batista, decidiu levar seu afilhado, Miguel Figueiredo, de 11 anos, para aproveitar as atividades do museu. Segundo ela, o local oferece uma oportunidade diferente para as crianças se divertirem e gastarem energia de maneira saudável, longe das telas e do ambiente mais comum, como shoppings. As crianças parecem ter aprovado a ideia, com Miguel destacando que é possível aprender muitas coisas e conhecer novos jogos no espaço.
A programação não se limita apenas a atividades ao ar livre. O Museu do Futebol também conta com uma exposição temporária chamada “Futebol de Brinquedo”, que reúne artigos e jogos históricos relacionados ao esporte. Com curadoria do jornalista Marcelo Duarte, a mostra estará aberta até abril e apresenta jogos com mais de 60 anos, assim como alguns mais recentes para agradar diferentes faixas etárias.
Entre os destaques da exposição, está a presença do futebol feminino, representado por miniaturas de grandes nomes da seleção feminina e times históricos como Radar-RJ, Saad-SP, Centro Olímpico e Avaí/Kindermann. A exposição é gratuita e funciona de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada permitida até às 17h.
Ao longo de seus 15 anos de funcionamento, o Museu do Futebol já recebeu mais de quatro milhões de visitantes e continua a ser um importante local de preservação, celebração e difusão da história e cultura do futebol brasileiro.