Na categoria até 73 kg, houve uma dobradinha brasileira com Gabriel Falcão conquistando a medalha de ouro e Daniel Cargnin ficando com a prata. No entanto, os dois atletas não chegaram a se enfrentar na final, pois Daniel sofreu uma lesão no tornozelo durante a semifinal e não pôde retornar ao tatame.
Na categoria até 81 kg, Guilherme Schmidt enfrentou o atleta da casa, Jorge Pérez, na decisão. Apesar da pressão da torcida adversária, Schmidt conseguiu conquistar a vitória com um wazari e uma imobilização.
Já o bronze deste domingo foi para Ketleyn Quadros, na categoria até 63 kg. A judoca superou a colombiana Paola Mera com um wazari. Vale ressaltar que Quadros possui uma medalha de bronze olímpica conquistada em Pequim, em 2008, mas ainda não tinha subido ao pódio nos Jogos Pan-Americanos.
Apesar dos bons resultados, a equipe brasileira não teve 100% de aproveitamento, pois Luana Carvalho e Alexia Castilhos foram superadas nas disputas pela medalha de bronze nas categorias até 70 kg. As adversárias venezuelana Elvismar Rodriguez e a equatoriana Celinda Corozo foram as responsáveis por impedir a conquista dessas duas medalhas.
Nesta segunda-feira (30), mais sete atletas brasileiros terão a oportunidade de brigar por medalhas em Santiago. Entre eles estão Samanta Soares, Eliza Ramos, Beatriz Souza, Rafael Macedo, Kayo Santos, Leonardo Gonçalves e Rafael Silva. Já na terça-feira (31), está programada a competição de equipes mistas, que promete ser emocionante.
Com o desempenho positivo até o momento, o judô brasileiro mostra o quanto é forte e competitivo em nível pan-americano, garantindo a presença do Brasil no pódio em diversas categorias. Os próximos dias prometem ser cheios de emocionantes disputas e torcemos para que os atletas brasileiros continuem dando o seu melhor em busca de mais conquistas para o país.