ESPORTE – JUBs 2024 agita Recife com mais de mil estudantes de 16 estados em competição de futebol e Rugby – finais no sábado

A cidade de Recife, em Pernambuco, está sediando a primeira edição de 2024 dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), um evento esportivo que reúne mais de mil estudantes de 33 instituições de ensino superior de 16 estados do Brasil. Desde a última segunda-feira (1), os participantes têm se enfrentado em competições de futebol, Fut 7, Rugby 7 e X2, esta última sendo uma nova modalidade que envolve apenas dois jogadores de linha e um goleiro.

Nesta quarta-feira (3), foram definidas as equipes classificadas para as quartas de final na maioria das modalidades, com as finais marcadas para o próximo sábado (6). O presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, ressaltou que esta edição do evento está sendo utilizada como uma oportunidade para desenvolver projetos que apoiam o esporte universitário e para promover políticas de interesse público.

Uma das ações da CBDU foca na igualdade de gênero, oferecendo hospedagem no JUBs de Futebol, Fut 7, Rugby e X2 para todos os times femininos. Os times masculinos somente têm direito ao benefício se inscreverem também um time feminino na mesma modalidade. O evento está sendo realizado em comunidades de Recife, em campos revitalizados pela Prefeitura local em parceria com a CBDU.

Luciano Cabral destacou a importância de levar os jogos para perto das comunidades desfavorecidas, permitindo que jovens e crianças tenham contato com os atletas e visualizem a possibilidade de alcançar uma formação superior por meio do esporte. Os JUBs são abertos e gratuitos ao público, sendo possível acompanhar as transmissões ao vivo no canal do YouTube da CBDU.

Com um ambiente de competição acirrada e espírito esportivo, os Jogos Universitários Brasileiros de 2024 prometem emocionar e inspirar tanto os atletas quanto os espectadores, reforçando a importância do esporte como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento educacional.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo