O deputado federal Marx Beltrão (PSD) foi escolhido por unanimidade para ser o coordenador da bancada federal de Alagoas no Congresso Nacional. Composta por 3 senadores e 9 deputados , a bancada tem o poder de destinar recursos federais para o estado, seja por meio de emendas parlamentares individuais ou de bancada, seja por meio de recursos extra orçamentários de vários ministérios e autarquias.
Em entrevista ao Repórter Maceió, Marx falou que uma das tarefas da coordenação da bancada neste ano, o primeiro sob sua coordenação, será “um trabalho coletivo de todos na busca por ampliar os investimentos para Alagoas. Todos, sem exceção, afirmam esta meta em nossas reuniões de grupo. Vejo uma sintonia muito grande e um desejo de todos em fazer o máximo por Alagoas” destacou Beltrão.
Uma das funções de Marx Beltrão na função de coordenador da bancada federal será participar das reuniões da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional (CMO), órgão interno que define os recursos federais para cada região, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o Plano Plurianual (PPA) e também a Lei Orçamentária Anual (LOA). Na CMO, o coordenador integra o Colegiado de Coordenadores das Bancadas Estaduais (CCBE).
“As emendas são importantes, porém tão importante quanto as emendas é a busca pela execução destas emendas. É fazer o dinheiro que está no orçamento da União se converter, de fato, em investimentos em nosso estado. E os deputados e senadores de Alagoas estão em sintonia com esta idéia de não só alocar recursos como de, também, lutar em conjunto para a sua materialização”, afirmou o parlamentar.
A bancada federal é composta por 12 parlamentares. Os membros são os senadores Renan Calheiros, Rodrigo Cunha e Fernando Collor. Os deputados federais são Arthur Lira, Teresa Nelma, JHC, Severino Pessoa, Paulão, Marx Beltrão, Nivaldo Albuquerque, Isnaldo Bulhões e Sérgio Toledo.