Erupção vulcânica em ilha deserta de Galápagos gera alerta: La Cumbre entra em atividade novamente, sem ameaçar populações.



O Instituto Geofísico do Equador informou que o vulcão La Cumbre, localizado na deserta ilha de Fernandina, no arquipélago de Galápagos, entrou em erupção mais uma vez, conforme relatado no domingo (3). A atividade vulcânica foi detectada na noite de sábado (2), com registro de anomalias térmicas e emissões de gás indicando o início do processo eruptivo.

De acordo com as autoridades, uma nuvem de gás, sem grandes quantidades de cinzas, foi deslocada pelo vento, não representando riscos para as populações residentes em outras ilhas do arquipélago, como Isabela. Imagens compartilhadas nas redes sociais confirmaram a erupção a partir de uma fissura circunferencial no flanco sul do vulcão, que tem 1.463 metros de altura.

Esta é a quarta vez que La Cumbre entra em erupção nos últimos oito anos, com a última ocorrendo em janeiro de 2020, com duração de aproximadamente nove horas. O Instituto Geofísico alertou que a duração da erupção atual não pode ser prevista com precisão, mas há possibilidade de ser mais intensa do que as anteriores, com potencial de atingir a costa marítima.

Turistas foram aconselhados a manter distância caso os fluxos de lava alcancem o mar, devido ao risco de explosões e liberação de gases tóxicos. Até o momento, não há relatos de danos materiais ou feridos em decorrência da erupção.

Galápagos, a cerca de 1.000 km da costa equatoriana, é conhecido por sua rica biodiversidade e por ser o local onde o naturalista Charles Darwin desenvolveu sua teoria da evolução das espécies. A região abriga espécies endêmicas e é considerada Patrimônio Natural da Humanidade. Com sua flora e fauna únicas, Galápagos possui um ecossistema delicado que precisa ser preservado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo