ENADE – Alunos do Grupo Tiradentes participam das provas neste domingo (27)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) aplicará neste domingo, 27, em todo o país, as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia os conhecimentos e habilidades dos alunos formandos de 26 cursos de bacharelado e superiores de tecnologia. O exame obrigatório é aplicado em todas as faculdades e universidades, como parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que mensura a qualidade dos cursos superiores no país.

De acordo com a diretora de Planejamento e Qualidade Acadêmica do Grupo Tiradentes, professora Paloma Modesto, a companhia tem investido em um trabalho completo de gestão da aprendizagem, que pressupõe o acompanhamento do processo ensino/aprendizagem dos estudantes desde o seu ingresso até a conclusão do curso, com vistas à realização dos padrões de qualidade acadêmica contemplados no Modelo Acadêmico Tiradentes.

“Para tanto, ele atua com ferramentas de avaliação capazes de identificar diferentes perfis de desempenho dos estudantes, definindo necessidades de sanar gaps de aprendizagem ou de suporte acadêmico. Nossa equipe de gestão acadêmica tem à disposição dados analíticos para atuar no monitoramento constante, com destaque para clusters que necessitem de maior suporte de aprendizagem”, explica ela.

O desempenho e a participação dos estudantes, em combinação com outras avaliações e notas do Sinaes, atribui uma nota aos cursos e às instituições avaliadas. “O resultado do Enade é um indicador importante de qualidade dos cursos e vem sendo verificado pelo mercado de trabalho em processos de seleção e contratação. O estudante que tem participação obrigatória e não realiza o Enade, fica em situação de irregularidade porque o Enade é componente curricular obrigatório, sem possibilidade de colar grau e obter o diploma”, reforça Paloma.

A fim de subsidiar a verificação da aprendizagem de cada estudante, a Vice-Presidência Acadêmica do Grupo Tiradentes vem realizando, em suas unidades, simulados dedicados ao Enade, com o intento de conferir previamente aos estudantes diagnóstico sobre suas competências e habilidades. Na edição deste ano, o Simulado envolveu 2.020 concluintes e outros 1.367, que farão o Enade no ciclo de 2023.

As instituições de ensino mantidas pelo Grupo Tiradentes também, com um total de 2.181 inscritos. São 1.515 da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe) – sendo 928 da modalidade presencial e 587 do Ensino à Distância (Unit EaD) -, 20 da Faculdade São Luís de França (FSLF), 492 do Centro Universitário Tiradentes de Alagoas (Unit Alagoas) e 154 do Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco (Unit Pernambuco). Entre os cursos convocados, estão os de Administração, Contabilidade, Direito, Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda), Psicologia, Serviço Social, e os de Tecnologia em Design Gráfico, Gastronomia, Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos e Logística.

As provas

As provas serão aplicadas a partir das 13h30 (horário de Brasília), com duração de quatro horas. Os alunos devem chegar ao local de prova com antecedência, pois os portões serão fechados pontualmente às 13h. Os endereços da prova podem ser consultados no sistema do Enade, que pode ser acessado no site https://enade.inep.gov.br/enade.

No mesmo sistema, o inscrito tem até este sábado, 26, para preencher o Questionário do Estudante no qual ele responde a perguntas sobre seu perfil, aspectos de seu curso e de sua formação acadêmica. O preenchimento deste questionário também é obrigatório.

A prova do Enade terá um total de 40 questões, sendo 10 de Formação Geral e 30 de Componentes Específicos, sobre os conteúdos curriculares de cada curso, a atual realidade brasileira e mundial, e a forma como ele aplica esse conhecimento no dia-a-dia. Os resultados do Enade 2022 devem ser divulgados a partir de 31 de agosto de 2023, através do Boletim de Desempenho Individual.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo