Emocionada, Zezé Motta afirmou que os prêmios são um incentivo para continuar a caminhada enquanto Deus permitir. O festival prestou homenagens ao cineasta paraibano, radicado em Brasília, que faleceu em outubro deste ano. A programação incluiu a exibição de curtas, premiações e a inauguração da sala Vladimir Carvalho no Cine Brasília.
A personalidade marcante de Vladimir Carvalho foi destacada em um curta-metragem produzido por Lino Meireles em parceria com o Metrópoles. O filme apresentou sete momentos significativos da vida do cineasta, destacando sua personalidade e senso de humor. O irmão de Vladimir, o cineasta Walter Carvalho, também prestou uma emocionante homenagem ao relembrar momentos em que trabalharam juntos e filmes marcantes.
Além disso, Vladimir Carvalho foi agraciado com o prêmio da Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo (ABCV), recebido em seu nome por Maria de Socorro. A noite também foi marcada pela inauguração da sala que leva o nome do cineasta no Cine Brasília, com declarações emocionadas do secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Cláudio Abrantes.
A primeira noite do festival ainda prestou homenagens póstumas à atriz e produtora Mallú Moraes e ao cineasta Pedro Anísio. O evento foi encerrado com a estreia do longa “Criaturas da Mente”, dirigido por Marcelo Gomes e que traz uma reflexão sobre os sonhos e a cultura.
O diretor Marcelo Gomes, em entrevista ao Metrópoles, ressaltou a importância do Festival de Brasília em sua carreira como cineasta. Já Sidarta Ribeiro, neurocientista protagonista do filme, destacou a importância do momento político do Brasil na produção do longa. Em meio a homenagens, estreias e grandes emoções, o FBCB se consolida como um dos principais eventos do cinema nacional.