Duas chapas estão concorrendo ao pleito. A chapa 1, intitulada Unidade Policial, tem como candidato a presidente o policial civil Jânio Barbosa. Já a chapa 2, Meu Partido é a Categoria, apresenta como candidato a presidente o policial civil Maurício Torres. Ambas as chapas já estão em campanha desde o dia 17 de julho, após o encerramento das inscrições no dia 16.
Para participar da votação, é necessário estar em dia com as obrigações estatutárias do Sindpol, ou seja, ser sindicalizado há mais de um ano, até 31 de julho de 2023, e estar em dia com as mensalidades dos últimos 12 meses. Os policiais civis que desejarem votar nas delegacias regionais deverão preencher o requerimento padrão disponível no site do Sindpol e enviá-lo até o dia 22 de julho.
Além disso, os sindicalizados que não puderem se deslocar até a sede do Sindpol no dia da eleição, devido a motivos como enfermidade, prisão ou dificuldade de locomoção, poderão solicitar a votação na urna itinerante também até o dia 22 de julho. Os requerimentos devem ser enviados para o e-mail do Sindpol.
No dia 23 de julho, o Sindpol irá publicar em seu site as listas provisórias de votantes das delegacias regionais, garantindo a transparência e organização do processo eleitoral. A participação dos sindicalizados é fundamental para a escolha da gestão que irá representar os interesses dos policiais civis de Alagoas nos próximos anos.