Além disso, as solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social também se encerram hoje. Importante ressaltar que os estudantes que estão concluindo o ensino médio em escola pública estão isentos da taxa de inscrição para o Enem.
De acordo com informações recentes divulgadas pelo Ministério da Educação, quase todos os concluintes do ensino médio da rede pública em diversos estados brasileiros já estão inscritos para realizar o Enem. Estados como Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe apresentam índices próximos a 100% de inscrições.
O Enem, criado em 1998, é uma avaliação que mede o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é fundamental para o acesso à educação superior no país. Os resultados do exame podem ser utilizados para ingressar no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Programa Universidade para Todos (ProUni), além de serem aceitos por instituições privadas e por países de língua portuguesa que possuam acordos com o Brasil.
O Ministério da Educação ressalta a importância de os candidatos ficarem atentos às alterações no cronograma do Enem, visando garantir a participação dos estudantes do Rio Grande do Sul, que têm sido prejudicados pelas enchentes que atingem o estado desde o final de abril. Portanto, os candidatos devem ficar atentos e seguir o novo cronograma para não perderem o prazo de inscrição no Enem.