Durante a abertura do Seminário Desafios e Experiências da Educação no Nordeste, a secretária de Educação do Rio Grande do Norte, Socorro Batista, apresentou um dos projetos em destaque – o Comunidades Educadoras. Esse programa se destaca pela atuação dos articuladores comunitários, profissionais responsáveis por visitar regularmente as famílias dos estudantes, identificando suas necessidades e conectando-as aos recursos disponíveis nas áreas de saúde e assistência social.
Esses articuladores desempenham um papel fundamental ao fortalecer o vínculo entre a escola e a comunidade, oferecendo suporte contínuo aos alunos dentro e fora da sala de aula. O Comunidades Educadoras, desenvolvido em parceria com o Instituto Cultiva, coleta informações importantes sobre os estudantes, como condições socioeconômicas, convívio familiar, acesso a bens culturais e sociais, entre outros aspectos.
Com base nesse diagnóstico, são gerados relatórios encaminhados à Secretaria Municipal de Educação, e os articuladores comunitários realizam visitas semanais a famílias onde são identificadas situações de queda no desempenho escolar, sinais de violência, abandono, evasão escolar ou outras circunstâncias preocupantes.
A secretária Socorro Batista ressaltou a importância desses profissionais na identificação de alunos em situações de vulnerabilidade, muitas vezes imperceptíveis pela escola. Com essa abordagem, o Comunidades Educadoras não apenas contribui para o melhor desempenho acadêmico dos estudantes, mas também cria uma rede de proteção que aborda aspectos sociais e emocionais fundamentais para o seu bem-estar.
O seminário em Natal reúne especialistas e gestores da área da educação para compartilhar experiências e discutir desafios enfrentados no Nordeste, visando promover a melhoria contínua da qualidade da educação na região. Este tipo de iniciativa é fundamental para destacar boas práticas e incentivar a implementação de projetos inovadores que beneficiem a comunidade educacional como um todo.