EDUCAÇÃO – Semana Brasileira de Educação Midiática promove debates e troca de experiências para formar cidadãos críticos e conscientes através da mídia.



A 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática, promovida pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, está em pleno curso, trazendo palestras e debates sobre a importância da educação midiática para a formação da cidadania, principalmente entre os jovens. O evento visa incentivar o uso crítico das mídias, fornecendo ferramentas tanto para os estudantes quanto para os educadores lidarem com as novas tecnologias em sala de aula.

Dentro desse contexto, a Estratégia Nacional das Escolas Conectadas (Enec), lançada em 2023 pelo governo federal, tem sido um importante apoio para a promoção da educação midiática. Entre os parceiros da iniciativa está a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Durante a cerimônia de abertura, o coordenador do setor de comunicação e informação da Unesco no Brasil, Adauto Soares, ressaltou a importância do jornalismo para a democracia e destacou os esforços da organização para estruturar currículos voltados para a prática jornalística.

A discussão também enfatizou a necessidade de promover a interpretação de textos entre os estudantes, com a integração entre educação e comunicação. A assessora de políticas educacionais da Undime, Vivian Melcop, apontou o desafio de ajudar os alunos a compreenderem os textos, considerando o uso responsável da tecnologia e da inteligência artificial.

Além disso, a importância da educação midiática para os povos indígenas, surdos e a promoção da saúde através da comunicação comunitária foram temas abordados durante os webinários. Iniciativas como o Projeto Luz Negra, Afonte, Vaza Falsiane e Educação para a Mídia em Comunidades Indígenas apresentaram exemplos bem-sucedidos de como a educação midiática pode ser aplicada em diferentes contextos.

A semana de debates e troca de experiências reforça a relevância da educação midiática como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento da cidadania e para a formação de uma sociedade mais crítica e participativa.

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