A Semana Brasileira de Educação Midiática tem como objetivo promover discussões e trocas de experiências sobre o uso crítico das mídias, oferecendo ferramentas para educadores e alunos lidarem com as novas tecnologias de maneira consciente. Durante o evento, diversos especialistas participaram, como Mariana de Almeida Filizola, coordenadora-geral de educação midiática da Secom, Larissa Ebeling, do Ministério da Educação, Roni Miranda Vieira, representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação, e Adauto Soares, da Unesco Brasil.
Passos ressaltou a importância de romper barreiras para levar a educação a todas as regiões do país, especialmente durante a pandemia. Ele também abordou a responsabilidade e a crítica necessárias ao utilizar as mídias digitais na educação. Já Roni Miranda alertou para a disseminação de fake news entre os estudantes, e a necessidade de educá-los para checar a veracidade das informações.
Larissa Ebeling falou sobre a Estratégia Nacional das Escolas Conectadas, que busca garantir a conectividade para todas as escolas públicas de educação básica no país, com foco na cidadania digital. A iniciativa da Semana Brasileira de Educação Midiática faz parte dessa estratégia, estimulando a produção de conteúdos no ambiente digital.
O evento ainda disponibilizou um site com planos de aulas, livros e informativos, além de oficinas e debates online sobre cidadania e jornalismo digitais. A Semana Brasileira de Educação Midiática está alinhada com o evento global da Unesco sobre Alfabetização Midiática e Informacional, e busca promover a reflexão e a produção de conteúdos digitais de forma consciente. Professores, estudantes e membros da sociedade civil estão convidados a participar e contribuir para uma agenda nacional sobre educação midiática.