Entretanto, a espera pelo resultado gerou descontentamento entre os candidatos, que usaram as redes sociais para relatar atrasos e instabilidades no site do Prouni ao longo do dia. Tais problemas de acesso causaram ansiedade e frustração entre os estudantes que aguardavam a divulgação.
Nesta edição, o Prouni ofereceu um total de 243.850 bolsas de estudo, das quais 170.319 são integrais (100%) e 73.531 são parciais (50%). As bolsas foram distribuídas em 367 cursos de 901 instituições de ensino superior privadas em todo o país, demonstrando o alcance e a abrangência do programa.
Os estudantes pré-selecionados para esta fase deverão comprovar as informações fornecidas durante a inscrição entre os dias 31 de julho e 14 de agosto. Este processo pode ser realizado presencialmente ou de forma virtual, dependendo da instituição para a qual foram aprovados. As instituições devem disponibilizar em seus sites um campo específico para o envio da documentação necessária. As instituições de ensino superior têm a obrigação de fornecer um protocolo de recebimento da documentação ao candidato, garantindo a transparência e o acompanhamento do processo.
Os candidatos devem estar atentos às possíveis exigências adicionais das instituições, que podem incluir processos seletivos próprios. Importante destacar que, em tais casos, nenhuma taxa poderá ser cobrada dos candidatos. É fundamental que os estudantes verifiquem os horários e locais para a entrega da documentação, pois a não comprovação das informações ou a perda do prazo resultará na reprovação automática do candidato.
O cronograma do Prouni estabelece que, após a fase de comprovação, a lista dos candidatos pré-selecionados para a segunda chamada será divulgada no dia 20 de agosto. Novamente, a consulta pode ser feita no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, e a entrega dos documentos deve ser realizada até o dia 30 de agosto.
Para os candidatos que não forem selecionados nas duas primeiras chamadas, existe a possibilidade de participar da lista de espera, manifestando interesse entre os dias 9 e 10 de setembro de 2024. A lista de espera estará disponível no Sistema do Prouni (Sisprouni) no dia 13 de setembro, permitindo a consulta por parte das instituições de ensino e dos candidatos.
O Prouni, criado em 2004, é um programa federal que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior. Para concorrer a uma bolsa integral, a renda familiar bruta mensal per capita não deve exceder um salário-mínimo e meio (R$ 2.118 por pessoa, em 2024). Para bolsas parciais, essa renda pode chegar a até três salários mínimos (R$ 4.236 por pessoa, em 2024). O programa é voltado para estudantes que não possuem diploma de nível superior e possui edições semestrais.
Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, o MEC disponibiliza o telefone 0800-616161.