EDUCAÇÃO – Recursos para Atendimento Especializado no Revalida 2025/2: Prazo de Contestação se Encerrará na Próxima Sexta-feira, dia 1º

Os candidatos inscritos na primeira fase do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2025/2 têm até esta sexta-feira, 1º, para interpor recursos contra as solicitações de atendimento especializado que foram indeferidas. Essa é uma oportunidade importante para aqueles que buscam adequações no exame, especialmente para grupos que necessitam de cuidados específicos, como pessoas com deficiência, idosos, gestantes e lactantes.

Os interessados em verificar o status de suas solicitações podem acessar o Sistema Revalida, gerenciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Essa plataforma contém as informações pertinentes e é fundamental para o acompanhamento do processo, visto que a aplicação da prova está marcada para o dia 19 de outubro.

O Revalida serve como uma ferramenta essencial para garantir que médicos formados no exterior possuam as competências necessárias para atuar dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, alinhando o conhecimento teórico e prático desses profissionais ao exigido nos cursos de medicina brasileiros. O exame não visa classificar instituições de ensino superior de outros países, mas sim assegurar a qualidade do atendimento médico na nação.

Para os candidatos que optarem por recorrer da decisão de indeferimento, é necessário apresentar um novo documento que comprove a necessidade do atendimento especializado. Caso a nova documentação seja aceita, haverá a concessão de 60 minutos adicionais durante a prova. Porém, vale ressaltar que, se o recurso não for aprovado, o participante terá acesso a recursos de acessibilidade disponíveis na inscrição inicial, exceto o tempo extra e a utilização de calculadoras.

A estrutura do Revalida é dividida em duas etapas: a teórica e a de habilidades clínicas, sendo realizadas semestralmente. Para uma preparação eficaz, as diretrizes curriculares do curso de medicina e demais normas relacionadas à prática médica, como as que envolvem atendimento em diversas situações – desde a atenção primária até emergências – são utilizadas como base. O conteúdo do exame abrange diversas disciplinas, incluindo clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família, enfatizando uma abordagem interdisciplinar que garante uma formação robusta para os futuros médicos que desejam atuar no Brasil.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo