EDUCAÇÃO – Recursos para atendimento especializado no Encceja Exterior 2025 encerram nesta sexta-feira; participantes devem apresentar novo documento para validação.



As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2025 para brasileiros residentes no exterior estão em andamento, e um alerta importante se dirige àqueles que solicitaram atendimento especializado e tiveram seus pedidos reprovados. Esses indivíduos têm até esta sexta-feira, 11 de outubro, para interpor recursos. O processo deve ser realizado exclusivamente na Página do Participante do sistema do exame, onde é imprescindível anexar um novo documento que comprove a necessidade de atendimento, como laudos que atestem condições como deficiência, lactância ou idade avançada.

Conforme o edital publicado, os resultados dos recursos estarão disponíveis a partir de 16 de julho. Se a documentação apresentada for aceita, os participantes terão direito a um tempo adicional de 60 minutos para realizar as provas em cada turno.

O Encceja Exterior é um exame gratuito e voluntário, voltado para jovens e adultos que não completaram seus estudos na idade apropriada. Para que um participante possa se inscrever, é necessário que tenha pelo menos 15 anos para o nível de ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio, data da realização do exame.

Além disso, o Encceja conta com a modalidade específica para indivíduos em Penas Privativas de Liberdade (Encceja Exterior PPL). Os pedidos de participação devem ser feitos através do responsável no Consulado-Geral do respectivo país de aplicação. A aplicação do exame ocorre em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Ministério das Relações Exteriores, e as respectivas representações diplomáticas do Brasil.

O exame é estruturado em quatro provas objetivas por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha, além de uma redação. No Encceja Exterior 2025, as provas regulares estão agendadas para o dia 28 de setembro em localidades como Frankfurt, Bruxelas, Barcelona, Madri, Boston, Miami, Nova York, Paris, Amsterdã, Roma, Hamamatsu, Nagoia, Tóquio, Lisboa, Genebra e Paramaribo. Para os participantes em PPL, as provas serão realizadas entre 29 de setembro e 3 de outubro em unidades prisionais nas cidades de Nagoia e Tóquio, no Japão, e Madri.

Os resultados de ambas as modalidades do Exame devem ser divulgados no dia 15 de dezembro. Desde 2002, o Inep realiza o Encceja, que visa avaliar as competências, habilidades e saberes adquiridos pelos participantes, servindo como um parâmetro para a certificação no ensino fundamental e médio. O exame ainda se afirma como uma importante referência nacional na avaliação de jovens e adultos em processo de escolarização.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo