Neste primeiro dia de reaplicação, os portões foram abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília) para que os participantes pudessem resolver questões de linguagens, códigos e suas tecnologias; redação; e ciências humanas e suas tecnologias a partir das 13h30. O tempo regular para a realização das provas é até as 19h, com a adição de mais uma hora para os candidatos que tiveram os pedidos de tempo adicional aprovados.
Já amanhã, os participantes terão a oportunidade de realizar a segunda prova desta edição do Enem, com questões de ciências da natureza e matemática e suas tecnologias. O prazo para a conclusão do exame terminará mais cedo, às 18h30.
Além da reaplicação do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2024 também está sendo aplicado nestas mesmas datas, totalizando 97.016 participantes em 785 municípios distribuídos por todo o país.
Criado em 1998, o Enem é uma avaliação que visa medir o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é a principal forma de ingresso na educação superior no Brasil. Os resultados do Enem podem ser utilizados para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e em instituições de ensino privadas e estrangeiras que possuem convênio com o Brasil. Estudantes que ainda não concluíram o ensino médio também podem participar como treineiros para autoavaliação.
A realização do Enem é fundamental para milhares de estudantes em busca de oportunidades de ensino superior e o Inep trabalha para garantir que todos os participantes tenham uma oportunidade justa e adequada para realizar a avaliação.