EDUCAÇÃO – Prouni: Estudantes pré-selecionados na segunda chamada devem apresentar documentação até 17 de março para garantir bolsas de estudo.



No Brasil, mais de 86 mil estudantes foram pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o primeiro semestre de 2025. Para garantir a vaga, esses candidatos têm até o dia 17 de março para apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas no momento da inscrição. A entrega dos documentos deve ser feita diretamente à instituição de ensino superior.

Os resultados da segunda chamada foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do ProUni. O programa oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de instituições privadas de educação superior. Desde sua criação, em 2005, o Prouni já beneficiou mais de 3,4 milhões de estudantes.

A documentação necessária para comprovar as informações prestadas deve ser entregue conforme orientações da instituição de ensino. É importante ressaltar que não pode ser cobrada nenhuma taxa para a entrega dos documentos. A perda do prazo ou a falta de comprovação dos dados resultará na reprovação do candidato.

Além disso, algumas instituições podem exigir um processo seletivo próprio para os pré-selecionados. Nesses casos, os critérios de aprovação não podem ser mais rigorosos do que os aplicados nos processos seletivos regulares.

Na edição de 2025 do Prouni, foram ofertadas mais de 338 mil bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas em todo o país. Desse total, mais de 200 mil são bolsas integrais e aproximadamente 135 mil são parciais. No total, quase 1,5 milhão de estudantes se inscreveram para o Prouni 2025/1.

Os candidatos que não foram pré-selecionados nas duas chamadas do Prouni podem participar da lista de espera, manifestando interesse nos dias 26 e 27 de março. O resultado da lista de espera será divulgado no dia 1º de abril no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo