Com um total de mais de 211 mil bolsas disponíveis neste semestre, o Prouni oferece mais de 118 mil bolsas integrais, cobrindo 100% das mensalidades, e aproximadamente 93 mil parciais, nas quais o governo arca com metade do valor. Para obter uma bolsa integral, o candidato deve ter uma renda familiar bruta mensal per capita que não ultrapasse 1,5 salário mínimo, equivalente a R$ 2.277. Para as bolsas parciais, o limite é de três salários mínimos, ou R$ 4.554, por pessoa.
Os estudantes que foram pré-selecionados agora devem apresentar a documentação necessária para comprovar as informações fornecidas durante a inscrição. O prazo para a entrega dos documentos se estende até 18 de julho. Os candidatos têm a opção de realizar essa entrega presencialmente nas instituições de ensino ou enviá-la por meio eletrônico, facilitando o processo.
O Prouni, que completa 20 anos em 2025 e já beneficiou mais de 3,5 milhões de alunos desde sua criação em 2005, é uma ferramenta vital para democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil. Nesta edição, as vagas estão distribuídas entre mais de 370 cursos oferecidos por 887 instituições privadas em todo o país.
Os detalhes da segunda chamada do programa serão divulgados no dia 28 de julho, e o prazo para a verificação das informações dos candidatos dessa chamada vai até 11 de agosto. O Prouni não é apenas uma oportunidade de acesso à educação superior, mas também um marco na trajetória da inclusão social e da promoção da igualdade de oportunidades no Brasil.