EDUCAÇÃO – Professores da rede pública estadual de SP mobilizam-se contra plataformas digitais nas escolas, alegando perda de autonomia e erros no material.



Professores da rede pública estadual de São Paulo iniciam, a partir de segunda-feira (13), uma mobilização contra o uso de plataformas digitais nas escolas. No último ano, o governo implementou um sistema de ensino baseado em aplicativos, que oferecem conteúdo e atividades pré-determinadas.

O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) critica esse método, alegando que retira a autonomia dos professores. Por esse motivo, convocou os profissionais a não utilizarem as plataformas ao longo da próxima semana. No entanto, é importante ressaltar que o sistema consegue identificar se o material foi utilizado em sala de aula, tornando os acessos à plataforma um dos critérios de avaliação das escolas e dos professores.

O presidente da Apeoesp, Fábio Moraes, ressalta que a padronização imposta pelo aplicativo não leva em consideração as particularidades e a diversidade das escolas do estado de São Paulo. Ele ainda destaca que o método adotado leva ao abandono dos livros didáticos e limita a criatividade dos professores na abordagem dos conteúdos em sala de aula.

Além disso, Moraes aponta a falta de qualidade no material didático oferecido pela Secretaria de Educação do estado. Erros grosseiros foram identificados, como informações equivocadas sobre a história do Brasil e equívocos na abordagem de temas de saúde. Para o sindicalista, os profissionais têm capacidade para elaborar material de qualidade e a utilização de inteligência artificial na produção de conteúdo não substitui a criatividade e expertise dos professores.

Diante disso, o governo estadual anunciou o uso de ferramentas de inteligência artificial na elaboração do material didático para a rede estadual. No entanto, a decisão gerou preocupações e críticas por parte dos professores, que defendem a valorização da autonomia docente e a busca por materiais de qualidade para o ensino.

A repercussão negativa em torno do uso de plataformas digitais e da qualidade do material didático evidencia a importância do debate sobre a educação no estado de São Paulo. A reportagem aguarda posicionamento da Secretaria Estadual de Educação em relação às demandas dos professores e à mobilização em curso.

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