Para solicitar a reaplicação, os interessados devem acessar a Página do Participante do Enem, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é responsável pela coordenação do exame. As novas provas estão agendadas para os dias 10 e 11 de dezembro para os candidatos que tiverem seus pedidos deferidos pelo Inep.
Entre os motivos de saúde que justificam a reaplicação estão doenças como tuberculose, covid-19, sarampo, varicela, entre outras. Já problemas de infraestrutura e logística, como desastres naturais, comprometimento da infraestrutura do local, falta de energia elétrica, também são considerados para a solicitação de reaplicação.
É importante ressaltar que os candidatos que faltaram a qualquer um dos domingos de aplicação do Enem por motivos que não se enquadram no edital do exame não têm direito à reaplicação. Além disso, a simples solicitação e o envio do documento comprobatório não garantem a aprovação para a reaplicação. A decisão final será tomada pelo Inep após análise individual de cada caso.
As provas de reaplicação do Enem 2024 terão 180 questões objetivas de quatro áreas do conhecimento, sendo divididas em dois dias, nos dias 10 e 11 de dezembro. As questões e o tema da redação serão diferentes das aplicadas no período regular para garantir a igualdade na concorrência entre os candidatos.
Por fim, as notas finais do Enem 2024, tanto da aplicação regular quanto da reaplicação, serão divulgadas em 13 de janeiro de 2025. É importante que os candidatos acompanhem as informações e orientações do Inep através da Página do Participante.