A inscrição no Sisu é gratuita e pode ser feita exclusivamente pelo Portal de Acesso Único ao Ensino Superior. Para participar, os candidatos devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e não ter zerado a prova de redação, exceto os treineiros. Após a inscrição, os candidatos serão automaticamente classificados de acordo com a média da nota do Enem e poderão concorrer às vagas nas instituições públicas de ensino superior.
Os candidatos classificados na chamada regular terão até o dia 31 de janeiro para realizar a matrícula, enquanto os não selecionados poderão manifestar interesse em participar da lista de espera entre os dias 26 e 31 de janeiro.
Ao acessar o Portal de Acesso Único ao Ensino Superior, os candidatos devem clicar em “fazer inscrição” e seguir as orientações para confirmar os dados e preencher um formulário socioeconômico. É possível escolher até duas opções de curso e aguardar a divulgação da classificação parcial.
Nesta edição do Sisu, foram ofertadas 261.779 vagas em instituições públicas de todo o país. Minas Gerais foi o estado com o maior número de vagas disponíveis (34.049), seguido pelo Rio de Janeiro (28.424), Bahia (22.889) e Paraíba (21.268). Mais de 68 mil vagas são destinadas ao público-alvo do Pé-de-Meia Licenciaturas, parte do programa Mais Professores para o Brasil, voltado para estudantes que desejam ingressar no curso de licenciatura.