EDUCAÇÃO – Permanência e aprendizado nas escolas preocupam pais e responsáveis, aponta pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pela Fundação Itaú.



Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha revelou que pais, mães e responsáveis por crianças e adolescentes estão apreensivos com a permanência e o aprendizado de seus filhos na escola. De acordo com o levantamento, um a cada três responsáveis acredita que os filhos não estão alcançando o nível de aprendizado esperado para a idade.

Diante dessa preocupação, 91% dos entrevistados acreditam que é fundamental fortalecer o ensino de matemática. Além disso, mais de 80% apoiam a ampliação de atividades artísticas, esportivas e culturais, juntamente com a inclusão de temas relacionados à diversidade étnico-racial.

Esses dados foram obtidos por meio da pesquisa Opinião das Famílias: Percepções e Contribuições para a Educação Municipal, encomendada pela Fundação Itaú e pelo Todos Pela Educação. Segundo a coordenadora de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação, Natália Fregonesi, os resultados refletem a preocupação da sociedade em relação à qualidade da educação no Brasil.

A questão do abandono escolar também foi destacada no levantamento. Metade dos responsáveis concordou que muitos estudantes estão deixando a escola, sendo mais evidente entre famílias de menor renda. Além disso, a qualidade da aprendizagem também é motivo de preocupação, com percentagens significativas de responsáveis expressando insatisfação com o nível de conhecimento adquirido pelos filhos.

Os entrevistados defendem a necessidade de mais aulas e apoiam fortemente o fortalecimento do ensino de matemática nos currículos escolares. A falta de domínio em conhecimentos básicos de matemática por parte dos estudantes brasileiros foi confirmada em uma pesquisa internacional recente.

Outra questão abordada na pesquisa foi a prioridade para as próximas gestões municipais na educação, com a expansão do número de escolas em tempo integral sendo a ação mais mencionada. Esse modelo de educação tem sido visto como uma oportunidade de oferecer atividades extras e disciplinas complementares aos alunos.

A pesquisa também ressaltou a importância dos professores na garantia da aprendizagem dos alunos. Os pais reconhecem o papel fundamental dos docentes e destacam a importância da valorização, formação e acompanhamento desses profissionais para a melhoria da qualidade educacional.

Realizada entre julho e agosto de 2024, a pesquisa contou com entrevistas pessoais e abordagens telefônicas em diferentes regiões do país. Os resultados apontam para a necessidade de investimentos na educação e na valorização dos profissionais da área para garantir um ensino de qualidade e a permanência dos estudantes na escola.

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