Em 17 capitais brasileiras, o passe livre estará disponível para alguns modais de transporte, como metrô, trens, ônibus e bicicletas compartilhadas. Além disso, outras cidades anunciam ações para auxiliar os candidatos, como reforço no número de linhas em circulação, ativação de linhas que não operam aos domingos, ampliação do horário de funcionamento durante as provas e redução dos intervalos entre as viagens.
A iniciativa de oferecer a gratuidade no transporte para os participantes do Enem partiu da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), que solicitou aos governos estaduais, do Distrito Federal e às prefeituras das capitais a isenção da tarifa. Segundo a Ubes, cerca de 48% dos estudantes inscritos no exame deixaram de comparecer nos anos anteriores devido a dificuldades financeiras para pagar o transporte público.
Diversas cidades já aderiram à medida, disponibilizando pelo menos um modal de transporte gratuito aos candidatos do Enem. Além disso, operações especiais foram anunciadas em algumas capitais para garantir o atendimento adequado da demanda durante os dias de prova.
Com mais de 4,3 milhões de inscritos em 1.753 municípios, o Enem de 2024 será aplicado em cerca de 10 mil locais em todo o país. Os candidatos devem ficar atentos ao horário de abertura e fechamento dos portões nos dias de prova, que seguem o horário de Brasília. A consulta ao local de provas pode ser feita na Página do Participante do Inep.
Em meio a esse cenário, ações como a gratuidade no transporte público se destacam como uma maneira de incentivar a participação dos estudantes no exame, garantindo que todos tenham as mesmas condições de acesso à prova. A preocupação em ampliar o acesso ao ensino superior e promover a igualdade de oportunidades no país são evidentes nesse contexto, reforçando a importância da educação como caminho para o desenvolvimento social e econômico.