EDUCAÇÃO – Ministro da Educação anuncia que calendário do Fies para 2024 ainda não será divulgado devido a mudanças no programa.

O ministro da Educação, Camilo Santana, em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (16), anunciou que a divulgação do calendário do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para 2024 ainda não acontecerá. Segundo o ministro, o financiamento estudantil está passando por um processo de mudança, o que tem adiado a divulgação de novas regras e do calendário para inscrições no programa.

“Estamos fechando essas mudanças para que possamos já garantir as novas regras do Fies para as inscrições”, explicou Camilo Santana. Tradicionalmente, as inscrições para o Fies costumam ocorrer no mês de março, mas a incerteza sobre as mudanças no programa tem gerado expectativa e perguntas por parte dos estudantes e instituições de ensino.

O Fundo de Financiamento Estudantil tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, desde que tenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Desde 2018, o Fies tem oferecido a opção de juros zero e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

A falta de divulgação do calendário para o Fies 2024 tem gerado preocupação entre os estudantes que contam com o programa para financiar seus estudos. A expectativa é que as mudanças propostas pelo Ministério da Educação tragam benefícios aos estudantes, mas a falta de informações concretas tem gerado incerteza e insegurança.

Por enquanto, os interessados em participar do Fies terão que aguardar as definições do Ministério da Educação e acompanhar as notícias sobre o andamento do processo de mudança no programa. Enquanto isso, o ministério continua a trabalhar para garantir as condições necessárias para que as novas regras do Fies sejam implementadas de forma eficiente e benéfica para os estudantes e instituições de ensino.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo