O Fies é um programa do governo federal que oferece oportunidades para estudantes que desejam cursar o ensino superior, mas não têm condições financeiras para arcar com as mensalidades. Para se inscrever, os candidatos devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até a meia noite de segunda-feira, pelo horário de Brasília.
Ao todo, 1.260 instituições privadas de educação superior participam desta edição do Fies, ofertando 67 mil vagas para financiamento. Metade dessas vagas são reservadas para o Fies Social, que atende pessoas com renda familiar de até meio salário mínimo e inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Além da prorrogação das inscrições, o Ministério da Educação confirmou que as demais datas do processo seletivo permanecem inalteradas. O resultado será divulgado no dia 21 de março e a complementação da inscrição dos pré-selecionados poderá ser realizada entre os dias 22 e 26 de março.
Com o Fies, os estudantes têm a oportunidade de financiar até 100% dos encargos educacionais cobrados pelas instituições privadas de educação superior. O programa é uma importante iniciativa para ampliar o acesso e a permanência de jovens no ensino superior, contribuindo para a formação de profissionais qualificados e preparados para o mercado de trabalho.