EDUCAÇÃO – “Ministério da Educação Garante Pré-Inscrição no Enem 2025 para Estudantes do Ensino Médio em Escola Pública”

Em uma importante atualização para os estudantes do ensino médio, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que os concluintes de escolas públicas em 2025 terão acesso garantido à pré-inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desse ano. A divulgação ocorreu em suas redes sociais na última quinta-feira, dia 22, e visa, segundo o ministro, incentivar a participação dos alunos do terceiro ano, além de simplificar o processo de inscrição.

Camilo orientou os alunos sobre como proceder para garantir sua inscrição. Os estudantes deverão acessar a página específica no site do Inep, onde confirmarão sua participação e escolherão a prova de língua estrangeira que desejam realizar, entre as opções de inglês ou espanhol. Essa medida é parte de um esforço mais amplo para facilitar o acesso ao exame, cujas inscrições oficializadas terão início na próxima segunda-feira, dia 26, e se estenderão até 6 de junho.

Além da pré-inscrição garantida, os alunos matriculados no terceiro ano do ensino médio em escolas púbicas também terão isenção da taxa de inscrição para o exame. Essa política tem como objetivo eliminar barreiras financeiras e aumentar a inclusão de jovens no acesso ao ensino superior.

Outro ponto relevante abordado por Santana foi a reinstauração da certificação do ensino médio para participantes do Enem com mais de 18 anos que ainda não completaram a educação básica. Essa certificação havia sido suspensa em 2017, quando o MEC decidiu que o Enem deveria ser utilizado apenas como uma ferramenta de seleção para o ingresso no ensino superior. A partir desse momento, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) passou a servir como o principal meio para que jovens e adultos possam obter seu diploma de conclusão do ensino fundamental ou médio.

Para detalhar todas essas inovações, o Inep se prepara para publicar um edital com informações sobre o Enem 2025, incluindo detalhes sobre a taxa de inscrição e métodos de pagamento. Este edital está programado para ser divulgado em uma edição extra do Diário Oficial da União, que ocorrerá na noite de hoje, dia 23. A expectativa é que as novas diretrizes e facilitadores disponíveis ajudem muitos alunos a se prepararem melhor para essa importante etapa de suas vidas acadêmicas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo