EDUCAÇÃO – MEC divulga nesta terça-feira resultados do Enem 2023; notas dos “treineiros” serão divulgadas em março.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (16) os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que foi aplicado nos dias 5 e 12 de novembro do mesmo ano. Mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do exame, que é conhecido por ser a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil.

Os candidatos poderão acessar suas notas através da Página do Participante, utilizando o login único da plataforma gov.br. Além disso, as notas dos chamados “treineiros” – aqueles que fizeram o exame apenas para autoavaliação, sem concorrer a vagas – serão divulgadas em março. O MEC também informou que o espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias, após a divulgação dos resultados.

As redações são avaliadas de acordo com cinco competências apresentadas na matriz de referência, e a nota pode chegar a 1.000 pontos, porém, há fatores que podem resultar em nota zero, como fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem é utilizado como critério único ou complementar nos processos seletivos para a educação superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). Também serve como parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A divulgação dos resultados do Enem 2023 é um momento aguardado por milhões de estudantes em todo o país, pois as notas obtidas no exame podem impactar diretamente o futuro acadêmico e profissional dos participantes. Através do Enem, muitos jovens brasileiros têm a oportunidade de ingressar em instituições de ensino superior e dar continuidade aos seus estudos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo