Essa é a primeira vez que o programa passa por uma avaliação tão detalhada. A expectativa é que novas pesquisas sejam realizadas em 2025, com o intuito de aprimorar a coleta de informações e feedback dos participantes.
A coleta de impressões e sugestões tem como objetivo mensurar o impacto dos livros do PNLD na qualidade da educação e no processo de ensino-aprendizagem. O MEC pretende, a partir dessas informações, identificar possíveis melhorias a serem implementadas no programa.
A pesquisa está sendo conduzida pela Secretaria de Educação Básica do MEC, por meio da Diretoria de Apoio à Gestão Educacional (Dage) e da Coordenação-Geral de Materiais Didáticos (CGMD). Os primeiros a contribuir com avaliações foram os professores, mas a participação de dirigentes e secretários municipais é fundamental para obter uma visão mais abrangente e precisa sobre o assunto.
Além disso, o levantamento está contando com o apoio de diversas instituições, como o Instituto Reúna, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), bem como diversas coordenadorias do MEC que estão engajadas nesse processo de consulta e análise.
Essa iniciativa representa um passo importante para aprimorar as políticas educacionais do país e garantir uma educação de qualidade para todos os estudantes brasileiros. É fundamental que os gestores municipais participem ativamente desse processo de avaliação e contribuam com suas impressões e sugestões para promover melhorias significativas no programa do PNLD.





