EDUCAÇÃO – MEC avalia novos prazos para inscrição no Enem no RS, com isenção de taxa para estudantes gaúchos em situação de dificuldade

O Ministério da Educação (MEC) está considerando a possibilidade de estabelecer novos prazos para inscrição e isenção de taxa para os estudantes gaúchos que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com informações divulgadas, as inscrições para o exame estão previstas para acontecer entre os dias 27 de maio e 7 de junho deste ano.

As provas do Enem estão agendadas para os dias 3 e 10 de novembro, conforme cronograma oficial. Diante da situação complicada enfrentada pelo estado do Rio Grande do Sul, o ministro da Educação, Camilo Santana, utilizou suas redes sociais para acalmar os estudantes e garantir que novos prazos e medidas estão sendo avaliados para que todos os participantes do estado possam se inscrever e garantir a isenção da taxa do exame.

“Quero tranquilizar os estudantes gaúchos diante deste momento difícil em nosso estado. Estamos trabalhando para estabelecer novos prazos de inscrição e isenção de taxa para que ninguém fique de fora do Enem. Acompanhem nossos canais oficiais para obter novas informações em breve”, declarou o ministro da Educação.

Para se inscrever, os estudantes devem acessar o endereço eletrônico enem.inep.gov.br/participante e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 85 até o dia 12 de junho. Além disso, os candidatos que necessitam de atendimento especializado ou desejam solicitar tratamento por nome social devem efetuar suas solicitações até o dia 7 de junho.

Seguindo o cronograma, o gabarito oficial das provas do Enem será divulgado no dia 20 de novembro, e os resultados individuais dos participantes estão previstos para serem liberados no dia 13 de janeiro de 2025. Diante da incerteza e da necessidade de adaptação em meio à pandemia, o MEC reforça a importância de os estudantes gaúchos acompanharem as atualizações referentes ao exame.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo