EDUCAÇÃO – Inscrições para o Enem encerram nesta sexta-feira; taxa de inscrição deve ser paga até 19 de junho, provas serão em novembro.


Encerra nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma das provas mais importantes para os estudantes que almejam ingressar no ensino superior. Os interessados em participar devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br. É importante ressaltar que a taxa de inscrição para o Enem é de R$ 85 e deve ser paga até o dia 19 de junho.

As provas do Enem estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro e serão aplicadas em todas as unidades federativas do Brasil. Para aqueles que necessitam de atendimento especializado ou tratamento por nome social, o prazo também se encerra nesta sexta-feira. Além disso, alunos que estão concluindo o ensino médio em escola pública estão isentos da taxa de inscrição.

O Ministério da Educação (MEC) fez uma alteração no cronograma do Enem para garantir a participação dos estudantes do Rio Grande do Sul, que foram prejudicados pelas enchentes. O objetivo é assegurar que todos os candidatos tenham a oportunidade de realizar a prova e concorrer às vagas no ensino superior.

Criado em 1998, o Enem é uma ferramenta essencial para avaliar o desempenho dos estudantes ao final da educação básica. Além disso, é a principal forma de acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Os resultados do Enem também são aceitos por instituições privadas e por países de língua portuguesa que possuem acordo com o Brasil.

Os estudantes que não concluíram o ensino médio também têm a possibilidade de participar do Enem como treineiros, permitindo uma autoavaliação antes de concluir a educação básica. Portanto, é fundamental que os candidatos fiquem atentos aos prazos e não deixem para realizar a inscrição no Enem de última hora. Prepare-se e garanta sua participação nessa importante etapa rumo ao ensino superior.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo