EDUCAÇÃO – Inscrições para o Encceja 2025 só até 28 de março: saiba como justificar ausência e garantir participação gratuita.



No último dia 17 de março, teve início o prazo para que os interessados em participar da edição de 2025 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), e que faltaram às provas do exame no ano anterior, pudessem justificar a ausência. O prazo para a justificativa irá até o dia 28 de março, conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no novo edital do Encceja, no dia 12 de março.

O Encceja é uma oportunidade gratuita para os indivíduos que não faltaram a alguma edição anterior da prova, ou para aqueles que faltaram, mas conseguiram justificar a ausência. A decisão sobre a solicitação de justificativa será divulgada em 7 de abril. Caso o participante não justifique a ausência no Encceja 2024 ou tenha a solicitação reprovada, será necessário o pagamento de R$ 40 à pasta, até o dia 7 de maio.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é essencial para avaliar as competências, habilidades e conhecimentos de jovens e adultos que não finalizaram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. Para participar do Encceja, é necessário ter pelo menos 15 anos completos na data da realização da prova para o ensino fundamental, e 18 anos completos para o ensino médio. A certificação do ensino médio pode ser tentada diretamente por aqueles com mais de 18 anos, sem necessidade do certificado do ensino fundamental.

As provas da edição do Encceja 2025 serão aplicadas em 3 de agosto, em todos os estados e no Distrito Federal. Os interessados em participar do exame devem se inscrever no Sistema Encceja, de 21 de abril a 2 de maio. Aqueles que precisarem de atendimento especializado durante a realização da prova devem informar a condição necessária no momento da inscrição.

Para auxiliar na preparação para o exame, o Inep disponibilizou material de estudo gratuito para professores e estudantes que almejam obter o certificado do ensino fundamental ou médio. Além disso, é possível estudar pelas provas das edições anteriores do Encceja.

Dessa forma, o Encceja se mostra como uma importante oportunidade para aqueles que buscam a certificação escolar e desejam concluir seus estudos de forma gratuita e acessível.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo