Em função da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que acontecerá em Belém, a aplicação do Enem nas cidades paraenses de Ananindeua, Belém e Marituba será remarcada para os dias 30 de novembro e 7 de dezembro de 2025.
Para se inscrever, os interessados devem ter, no mínimo, o ensino médio completo, e estão impossibilitados de se inscrever aqueles que tenham familiares próximos participando do Enem ou da PND. Os selecionados na RNC poderão acompanhar sua condução nos exames e receber orientações quanto às atividades a serem realizadas durante o processo.
A remuneração prevista para os certifiers será de R$ 510 por dia trabalhado, aumentando para R$ 864 em caso de deslocamento superior a 150 quilômetros do município de origem ou em áreas onde a quantidade de certificadores seja insuficiente.
É importante frisar que a inscrição na RNC não impede que os professores concorram à Prova Nacional Docente, que ocorrerá entre 14 e 25 de julho. No entanto, se um professor se inscrever para a PND, sua atuação na certificação do exame do Enem será restrita, não sendo permitido atuar como certificador na PND.
Os certificadores têm como função monitorar, nos locais de prova, o cumprimento das normas estabelecidas pelo Inep. Entre suas responsabilidades estão a supervisão da entrega e guarda dos materiais de prova, fiscalização dos horários e observação da execução das provas. Além disso, seguem um cronograma que prevê a divulgação dos inscritos e convocados para capacitação em 14 de julho, com um período destinado a recursos e o resultado dos mesmos em 11 de agosto. Os exames estão marcados para o final de outubro e em novembro.
Os profissionais que forem convocados precisarão concluir um curso de capacitação oferecido pelo Inep, com um desempenho mínimo de 70% para garantir sua participação efetiva como certificadores nos exames.