EDUCAÇÃO – Inscrições para a 20ª Obmep vão até 17 de março: maior competição científica do Brasil espera reunir milhões de estudantes.



Escolas públicas e privadas de todo o país têm até o dia 17 de março para fazer a inscrição na 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Considerada a maior competição científica do Brasil, a olimpíada é voltada para alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

Para participar, as escolas interessadas devem acessar o site oficial da Obmep e preencher a ficha de inscrição disponível, informando o código MEC/INEP e criando uma senha de acesso. No regulamento disponível no site, estão detalhadas todas as condições, prazos, datas e regras para participação na competição.

A Obmep, que reúne anualmente mais de 18 milhões de estudantes, foi criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Neste ano, a olimpíada celebra seu aniversário de 20 anos, reafirmando seu compromisso com a promoção da matemática e do desenvolvimento acadêmico.

A competição é dividida em duas fases: a primeira fase consiste em uma prova objetiva de 20 questões, que será realizada no dia 3 de junho. Já a segunda fase é destinada aos classificados na etapa anterior, que enfrentam uma prova discursiva com seis questões, marcada para o dia 25 de outubro.

As questões das provas são elaboradas de acordo com o nível de escolaridade dos participantes: o nível 1 é destinado aos alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental; o nível 2, para os do 8º e 9º ano; e o nível 3, para os do ensino médio.

Os resultados da primeira fase serão divulgados em 1º de agosto, enquanto os premiados serão anunciados em 22 de dezembro. A Obmep distribuirá 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa.

Os alunos premiados nacionalmente terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que visa incentivar e promover o desenvolvimento acadêmico. Os estudantes de escolas públicas contemplados receberão uma bolsa de R$ 300.

Além disso, serão entregues 20,5 mil medalhas estaduais para os melhores desempenhos em cada estado. Os professores também serão reconhecidos, com 969 deles premiados com diploma, livro de apoio e uma medalha de ouro especial, além da chance de concorrer a oito viagens. A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma importante iniciativa que estimula o interesse dos estudantes pela matemática e reconhece o esforço e dedicação dos professores que os orientam ao longo da jornada educativa.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo