Os órgãos de administração prisional e socioeducativa têm até o dia 2 de agosto para indicar as unidades que aplicarão o exame e o responsável pedagógico. As inscrições dos candidatos devem ser feitas por meio do Sistema Encceja até o dia 9 de agosto. Durante o processo de inscrição, os participantes devem indicar quais provas irão realizar e solicitar eventuais atendimentos especializados, além de informar se desejam ser tratados pelo nome social.
O Encceja, criado com o intuito de auxiliar jovens e adultos a retomarem seus estudos, é uma oportunidade voluntária e gratuita para aqueles que não conseguiram concluir a escolaridade na idade adequada. O exame avalia as competências, habilidades e conhecimentos adquiridos durante o percurso escolar ou extracurricular, servindo como referência nacional para a certificação de conclusão do ensino fundamental e médio.
Além disso, os resultados do Encceja são utilizados pelas secretarias de Educação e institutos federais para implementar melhorias na oferta da educação de jovens e adultos, bem como para o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro. A participação no exame pode ser decisiva na trajetória educacional e profissional dos participantes, abrindo portas para novas oportunidades no mercado de trabalho e na vida acadêmica.