A Rede Municipal de Educação tem discutido, permanentemente, os termos de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das unidades federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, em todo o Brasil.
Desde o dia 14 de maio, a equipe de Educação Infantil realiza reuniões com representantes de professores e coordenadores das unidades para planejar e estruturar a escrita do referencial curricular.
A coordenadora geral de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Angelina Araújo, explica que as práticas pedagógicas são essenciais na construção deste processo. “A ideia é transpor para o referencial as práticas pedagógicas referendadas pelas instituições para inspirar outras práticas”, explicou.
Ainda de acordo com Angelina, as experiências serão escritas de forma a correlacioná-las aos campos de experiências da BNCC e ao currículo ampliado das Orientações de Educação Infantil, como forma de tornar o referencial legítimo e em movimento.