As novas provas estão marcadas para os dias 10 e 11 de dezembro para os candidatos que tiverem seus pedidos aprovados. O Inep informou que essa será a única reaplicação do Enem em 2024.
De acordo com o edital, o pedido do candidato prejudicado e a documentação comprobatória não garantem a reaplicação da prova. A aprovação da documentação pelo Inep é o que garante a participação na reaplicação do exame.
O candidato pode fazer a solicitação de reaplicação da prova relacionada ao dia em que faltou e que tenha justificativa no site do participante do Inep, entre os dias 11 e 15 de novembro. O pedido só será analisado após o envio do documento comprovatório, e em caso de problemas de saúde, é necessário incluir um atestado médico com a CID 10 da doença.
As solicitações de reaplicação serão avaliadas tanto por motivos de saúde quanto por problemas logísticos que impediram a realização da prova. As exclusões para reaplicação incluem candidatos que faltaram sem justificativa prevista no edital, bem como aqueles que alegaram problemas de saúde, mas não concluíram as provas.
A reaplicação das provas do Enem terá 180 questões objetivas de quatro áreas do conhecimento, divididas em dois dias, em 10 e 11 de dezembro. As questões e o tema da redação serão diferentes da aplicação regular para garantir a equidade entre os candidatos.
Não serão fornecidos recursos de acessibilidade como videoprova em Libras ou leitor de tela na reaplicação, mas haverá tradutor-intérprete de Libras e auxílio para leitura. Os resultados da reaplicação serão divulgados junto com os das provas regulares em 13 de janeiro de 2025.