O CPNU é considerado o maior concurso já realizado no país, com um total de 2,1 milhões de inscritos. Conhecido como o Enem dos Concursos, ele tem como objetivo selecionar 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais. A prova, que será aplicada no dia 5 de maio, é composta por questões objetivas específicas e dissertativas, de acordo com a área de atuação de cada candidato.
A distribuição dos candidatos nos locais de prova levará em consideração o CEP informado na inscrição. A consulta sobre o local de realização do exame estará disponível a partir do dia 29 de abril. Já os resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação estão previstos para o dia 3 de junho, com a divulgação do resultado final em 30 de julho.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos ressalta que o concurso foi planejado visando promover igualdade de oportunidades no acesso a cargos públicos, em conformidade com o princípio da impessoalidade. A elaboração do CPNU buscou padronizar os procedimentos de aplicação das provas e aprimorar os métodos de seleção de servidores, priorizando as qualificações necessárias para o desempenho das funções no setor público.
Os candidatos são aconselhados a ler atentamente o edital escolhido, que contém as regras para concorrer às diferentes carreiras oferecidas no concurso. São oito documentos que detalham os requisitos e as etapas do certame. O objetivo é assegurar transparência e garantir que o processo seletivo seja conduzido de forma justa e imparcial.