EDUCAÇÃO – Feira de Troca de Livros no Museu da Língua Portuguesa promove encontro e incentiva leitura entre visitantes em São Paulo.

No próximo sábado (13), o Museu da Língua Portuguesa estará promovendo a estreia da Feira de Troca de Livros, com o intuito de proporcionar um espaço de encontro e incentivar a leitura entre os visitantes. A feira será realizada mensalmente, sempre aos sábados, das 14h às 17h, no Pátio B do museu, situado na Estação da Luz, no centro histórico de São Paulo.

Os participantes serão encorajados a doar livros para o museu, e a cada doação feita, a pessoa receberá um ingresso para visitar a instituição até o dia 29 de dezembro. O limite é de quatro ingressos por pessoa, incentivando assim a contribuição e participação ativa na feira.

Os livros doados devem estar em bom estado de conservação e podem incluir obras de literatura infantil, infantojuvenil e adulta, poesia, ficção, histórias em quadrinhos, zines, cordéis, biografias, autobiografias, ensaios e arte. As obras doadas poderão ser trocadas entre os participantes ou serão destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade, ampliando assim o alcance e o impacto social da iniciativa.

A feira pretende ser um evento acolhedor e acessível a todos os públicos, permitindo que os visitantes realizem as trocas de livros diretamente entre si, sem a necessidade de intermediação da equipe do museu.

Além da troca de livros, a Feira contará com atrações especiais, como a Roda de Saberes, promovida pelo coletivo Itinerância Poética, que irá trazer uma conversa sobre publicações independentes, estímulo à leitura e estratégias de acesso aos livros. Também haverá uma oficina de marca-página e uma área destinada à primeira infância, reforçando a importância da leitura desde cedo.

O evento também contará com a presença do Leia e Leve, onde o Núcleo Educativo fará mediação de leituras, e do programa De Mão em Mão, da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, que distribuirá livros gratuitamente na calçada do museu, visando promover e incentivar a leitura.

A organização da Feira de Troca de Livros é fruto de uma parceria entre o Programa de Articulação Social do Museu da Língua Portuguesa, o coletivo Itinerância Poética e o Sistema Municipal de Bibliotecas da prefeitura de São Paulo, contando com a colaboração do Centro de Referência e do Núcleo Educativo do museu para garantir o sucesso e a realização do evento. Um espaço dedicado à cultura, ao encontro e à diversidade literária espera por todos os participantes da feira, promovendo assim um hábito saudável e enriquecedor, como é a leitura.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo