EDUCAÇÃO – Estudantes prejudicados pelas condições climáticas poderão participar do Enem 2023 em nova data de aplicação



O ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, anunciou no último domingo (5) que os estudantes que foram prejudicados pelas condições climáticas extremas no país terão a oportunidade de participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 através da reaplicação das provas nos dias 12 e 13 de dezembro. Santana garantiu que os problemas de falta de energia elétrica nas escolas de São Paulo foram resolvidos graças a uma parceria entre o MEC, o Ministério de Minas e Energia e o governo do estado de São Paulo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também tratou do assunto durante uma visita à sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília. Lula afirmou que o problema de falta de energia está completamente resolvido.

Questionado pela imprensa sobre possíveis interferências do governo federal no conteúdo do Enem, Santana garantiu que não houve e nem haverá qualquer tipo de interferência. Ele reforçou o compromisso do MEC com a transparência e a imparcialidade do exame.

Santana aproveitou para fazer um balanço sobre a organização logística do Enem 2023, que contou com a participação de mais de 3,9 milhões de inscritos. Ele destacou a entrega no horário de todos os malotes nas escolas, sendo aproximadamente 132 mil salas de aula utilizadas para a aplicação das provas em 1.750 municípios das 27 unidades federativas do Brasil.

Uma das novidades desta edição do Enem é a inclusão de recursos de acessibilidade para candidatos com deficiência visual. Os gráficos e figuras presentes nas provas foram coloridos para auxiliar pessoas com daltonismo ou problemas de visão, além disso, o cartão resposta foi ampliado para facilitar a leitura por esses candidatos.

O ministro fez questão de enaltecer o trabalho do Inep, responsável por toda a condução do Enem. Desde a sala de situação da instituição, é possível monitorar todo o processo, desde as inscrições até o término das provas. Santana ressaltou que mais de 380 mil colaboradores, entre coordenadores, aplicadores de prova e agentes das Polícias Militar, Federal e Rodoviária Federal, estão envolvidos na realização do exame.

Dessa forma, o MEC vem demonstrando comprometimento em solucionar problemas e garantir um ambiente propício para que os estudantes possam realizar o Enem e dar continuidade aos seus projetos educacionais.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo