O prazo para aqueles que faltaram às provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) em 2024 justificarem suas ausências se encerra nesta sexta-feira (28), às 23h59. Este exame, que tem como objetivo testar as competências e habilidades de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade correta, é gratuito para aqueles que não faltaram a edições anteriores ou que conseguiram justificar a ausência.
A justificativa de ausência deve ser feita de forma online, com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento do participante. Segundo o edital, será necessário o envio de documentação datada e assinada para comprovar o motivo da ausência, sendo que o resultado do recurso será divulgado em 15 de abril.
Aqueles que não justificarem a ausência no Encceja 2024 ou tiverem a solicitação de justificativa reprovada, deverão ressarcir a pasta em R$ 40. O boleto para o pagamento poderá ser gerado no sistema de inscrição e liquidado em qualquer banco ou casa lotérica até 7 de maio.
As provas da edição nacional do Encceja 2025 serão aplicadas em 3 de agosto em todos os estados e no Distrito Federal. Os municípios de aplicação serão divulgados no sistema de inscrição e no Portal do Inep. O exame é composto por quatro provas objetivas e uma proposta de redação, avaliando diferentes áreas do conhecimento.
Para quem deseja se inscrever no Encceja 2025 e não participou da edição anterior, as inscrições estarão abertas entre 21 de abril e 2 de maio no Sistema Encceja. Durante o processo de inscrição, os participantes que necessitarem de atendimento especializado deverão informar a condição que motiva a solicitação.
Além disso, o Inep informou que participantes com diabetes poderão se identificar na inscrição, desde que apresentem um laudo médico comprobatório. Para aqueles que desejarem utilizar o nome social durante o exame, é necessário cadastrá-lo na Receita Federal e assinalar essa opção durante a inscrição.
O Inep disponibilizou materiais de estudo gratuitos para professores e estudantes que desejam obter o certificado do ensino fundamental ou médio, bem como a oportunidade de estudar pelas provas de edições anteriores do Encceja. É importante lembrar que para participar do exame, é necessário ter idade mínima de 15 anos para as provas do ensino fundamental e 18 anos para as do ensino médio.
A emissão do diploma (declaração de proficiência) é de responsabilidade das secretarias estaduais de Educação e institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que aderiram ao Encceja 2025. Este exame é uma excelente oportunidade para jovens e adultos conquistarem a certificação de suas competências e habilidades educacionais.