A seleção dos candidatos é feita levando em consideração a ordem de classificação na lista de espera, de acordo com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010. Para verificar se o nome está na pré-seleção, o candidato deve acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior com a sua senha da plataforma Gov.br.
O Fies é um programa do governo federal que financia as mensalidades do ensino superior para estudantes de baixa renda em instituições particulares, com o objetivo de democratizar o acesso ao diploma de ensino superior no país. O estudante só começa a pagar o financiamento após a conclusão do curso.
Os candidatos da lista de espera são automaticamente inscritos após não serem chamados na seleção regular do Fies, não sendo necessário manifestar novamente o interesse em participar do programa.
O Ministério da Educação destaca a importância de os candidatos acompanharem as convocações e prazos estabelecidos para não perderem a oportunidade de obter o financiamento público. Os candidatos confirmados na pré-seleção da lista de espera deverão cumprir prazos para serem confirmados no programa.
Para o ano de 2025, o MEC oferecerá mais de 112 mil vagas em cursos superiores não gratuitos, divididas entre a chamada única regular e a lista de espera. O Fies possui duas modalidades: o tradicional, que atende estudantes com renda de até três salários mínimos, e o Social, voltado para estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. Metade das vagas do processo seletivo são reservadas ao Fies Social. Em ambos os casos, os juros do financiamento podem ser zero, dependendo da renda familiar do estudante.