Em 2023, 56% das crianças brasileiras atingiram o nível de alfabetização estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para o 2º ano do ensino fundamental. O ministro ressaltou que, em 2019, 55% dos estudantes da rede pública estavam alfabetizados, porém, com o impacto da pandemia, esse percentual caiu para 36% em 2021. Agora, em 2023, o Brasil conseguiu retomar o patamar anterior, elevando a porcentagem para 56%.
Esse resultado demonstra que o país avançou significativamente na mitigação dos efeitos negativos da pandemia na alfabetização dos estudantes. Além disso, destaca-se a importância de reforçar o aprendizado, especialmente no que diz respeito à alfabetização de todas as crianças matriculadas nos 3º, 4º e 5º anos, que foram afetadas pelo contexto da pandemia.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada obteve a adesão de quase todos os estados e municípios do país, demonstrando o comprometimento das autoridades locais com a educação. O ministro propôs a criação de uma premiação nacional para reconhecer iniciativas que contribuíram significativamente para o avanço da educação.
Santana destacou a importância da parceria entre o governo federal, os estados e os municípios para melhorar a qualidade da educação no Brasil. Ele ressaltou a implementação do programa Pé de Meia, que visa recompensar financeiramente os estudantes que permanecem na escola, como uma medida eficaz para combater a evasão escolar e o atraso no percurso educacional.
Portanto, a conquista alcançada na área da alfabetização representa um avanço significativo para a educação no Brasil, fruto do empenho e da colaboração de diferentes instâncias governamentais em prol do ensino de qualidade.