EDUCAÇÃO – BNDES lança edital de R$66 milhões para conectar escolas no Norte e Nordeste do Brasil através do programa BNDES FUST – Escolas Conectadas.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta quarta-feira (8) um importante passo para a educação no Brasil. Em um evento realizado no Ministério das Comunicações, em Brasília, o BNDES lançou o edital para o programa BNDES FUST – Escolas Conectadas, que conta com um investimento de R$ 66 milhões em recursos não reembolsáveis provenientes do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST).

O principal objetivo do programa é conectar 1.396 escolas públicas localizadas nas regiões Norte (76%) e Nordeste (24%). Essas escolas estão divididas em três lotes, contemplando diversos estados como Amapá, Pará, Acre, Amazonas, Bahia, Maranhão e Paraíba. A expectativa é que mais de 500 mil alunos sejam beneficiados com a iniciativa.

Durante o lançamento do edital, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, ressaltou a importância da iniciativa para a inclusão digital e a transformação digital nas regiões Norte e Nordeste, que apresentam os menores índices de conectividade nas escolas. Mercadante enfatizou a relevância da conectividade para a educação, principalmente após a experiência da pandemia, que evidenciou a necessidade de acesso à internet para os estudantes.

Para viabilizar a implementação do programa, o edital prevê duas modalidades de contratação: solução completa de infraestrutura de conectividade nas escolas e serviço de conexão e manutenção por 24 meses; e monitoramento da velocidade e qualidade da conexão contratada, com o desenvolvimento de uma plataforma de acompanhamento remoto. As propostas podem ser apresentadas por empresas de telecomunicações e entidades sem fins lucrativos.

Com critério de seleção baseado no menor preço e prazo de execução de 36 meses, as inscrições para o programa estarão abertas até o dia 31 deste mês. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 1º de julho, após o período de análise de recursos. Com essa iniciativa, o BNDES busca promover a inclusão digital e melhorar as condições de ensino nas regiões menos favorecidas do país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo