O desempenho dos estudantes alagoanos não parou por aí. Entre os 71 alunos premiados, dez conseguiram avançar para a etapa nacional da olimpíada, dos quais sete pertencem à Rede Estadual. Um dos destaques deste ano foi Cláudia Manuelly Soares Santos, que se tornou a primeira aluna do sexo feminino de Alagoas a conquistar a medalha de ouro na OBFEP. Aluna do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CPM) Agreste, em Arapiraca, Cláudia marcou história em sua primeira participação na competição, mesmo antes de ter aulas formais de física.
A jovem medalhista agora se prepara para a Olimpíada Internacional de Física (OIF), expressando surpresa e felicidade por sua convocação. Sua história inspiradora é complementada pelo apoio da família, que tem um histórico de sucesso na OBFEP: seu irmão, Cláudio Matheus, também foi um vencedor, tendo conquistado o ouro em 2021. Ele agora segue uma promissora trajetória acadêmica, tendo sido aprovado em Medicina na Universidade Federal de Alagoas.
Outro exemplo de excelência é Janice Cristine Santos de Lima, que alcançou o ouro estadual e bronze nacional, mostrando a importância do foco nos estudos e da preparação contínua. Janice atribui seu sucesso ao esforço conjunto de professores e colegas, além de sua disciplina pessoal.
Os números deste ano mostram um envolvimento crescente, com Alagoas registrando recorde de inscrições: mais de 20.000 estudantes de 102 escolas participaram da OBFEP, solidificando a posição do estado como um dos maiores incentivadores da competição no país. As conquistas na OBFEP 2024 são mais do que medalhas; são um testemunho do potencial transformador da educação científica no futuro de nossos jovens.