EDUCAÇÃO – 81% dos alunos ingressantes em cursos de licenciatura em 2022 optaram pela modalidade a distância, revela Censo da Educação Superior.

No ano de 2022, foi registrado um aumento significativo no número de alunos ingressantes em cursos de licenciatura na modalidade a distância. De acordo com o Censo da Educação Superior, divulgado pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos 789,1 mil alunos ingressantes em cursos de licenciatura neste ano, 81% optaram pelo ensino a distância.

Os dados revelam que nas instituições privadas esse número é ainda maior, com 93,7% dos alunos de licenciatura na modalidade EaD. Esse cenário tem chamado a atenção do ministro da Educação, Camilo Santana, que ressalta a importância de garantir a qualidade dos cursos nessa modalidade.

O ministro destaca que a formação dos professores é fundamental para garantir a qualidade da aprendizagem dos estudantes da educação básica. Ele cita o baixo desempenho dos alunos dos cursos de licenciatura no último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) como um indicativo de que é preciso atenção nessa área.

Para incentivar a formação de professores, o Ministério da Educação está estudando a adoção de uma reserva de 40% das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para alunos de licenciatura. Além disso, estão sendo avaliadas condições diferenciadas de pagamento do financiamento para quem ingressar nessas áreas específicas, como Português, Matemática e Física. O objetivo é estimular a formação de professores nesses campos em que há maior demanda.

O Censo da Educação Superior também revelou outras informações relevantes sobre o ensino superior no Brasil. Nos últimos quatro anos, houve uma queda de 11% no número total de vagas oferecidas em cursos presenciais e um aumento de 139,5% nas vagas em cursos a distância. O número de cursos oferecidos nessa modalidade aumentou 189,1% no mesmo período.

Diante desse cenário, o ministro destaca a necessidade de tomar medidas importantes para garantir a qualidade do ensino a distância. O Ministro destaca que o Ministério da Educação irá reavaliar o marco regulatório do ensino a distância no Brasil, além de fazer uma avaliação de 16 cursos para verificar a viabilidade de serem oferecidos nessa modalidade. Segundo ele, é preciso garantir a qualidade dos cursos, pois nem todos os cursos podem ser oferecidos a distância.

O Censo da Educação Superior também traz informações sobre as instituições de ensino superior no Brasil. Em 2022, foram registradas 2.595 instituições, um número ligeiramente maior que o de 2021. Dessas instituições, 41% possuem até 300 alunos e detêm apenas 1% das matrículas de graduação. Já a rede privada conta com mais de 7,3 milhões de alunos, o que representa 78% do sistema de educação superior.

Realizado anualmente pelo Inep em parceria com as instituições de educação superior, o Censo da Educação Superior é uma pesquisa completa sobre as instituições de ensino superior no país, seus alunos e docentes. A participação das instituições no Censo é obrigatória e a não realização da pesquisa impede a adesão a iniciativas do Poder Público, como o Sinaes, o Fies, o Prouni e os programas de bolsas da Capes.

Os dados do Censo contribuem para o cálculo de indicadores de qualidade e auxiliam na formulação de políticas públicas para a educação superior no Brasil. O Inep atua na apuração, produção e tratamento das estatísticas, oferecendo informações detalhadas sobre a situação e as tendências do setor educacional no país.

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