ECONOMIA – Volume de vendas do comércio varejista cresce 0,4% em outubro, marcando segunda alta consecutiva no ano, aponta IBGE.



O comércio varejista brasileiro apresentou um crescimento de 0,4% no volume de vendas no mês de outubro, em comparação com o mês anterior, segundo os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (12). Este é o segundo mês consecutivo de alta para o setor, que já havia registrado um avanço de 0,6% em setembro.

No comparativo com o mesmo período do ano passado, o setor varejista teve um aumento de 6,5%, marcando o 17º mês seguido de crescimento. O acumulado do ano alcançou 5%, enquanto nos últimos 12 meses o varejo acumula uma alta de 4,4%.

Dentre as oito atividades pesquisadas, seis apresentaram alta no período analisado. Destaque para o segmento de móveis e eletrodomésticos, que registrou um crescimento de 7,5% em outubro, refletindo os dois meses anteriores de queda. Por outro lado, duas atividades tiveram queda: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-1,1%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,5%).

O varejo ampliado, que engloba também os segmentos de materiais de construção e vendas de automóveis e peças, teve um crescimento de 0,9% de setembro para outubro. O destaque foi para o segmento de veículos e motos, peças e partes, que registrou um avanço de 8,1%.

Além disso, a receita nominal do comércio varejista teve um aumento de 0,9% em comparação com setembro, enquanto a receita nominal do varejo ampliado apresentou um crescimento de 1,4% no mesmo período. No acumulado de 12 meses, a receita do varejo ampliado cresceu 7,2%.

Em resumo, os dados divulgados pelo IBGE apontam para uma retomada no setor varejista brasileiro, impulsionada principalmente pelo desempenho positivo de segmentos como móveis e eletrodomésticos e veículos e motos. A expectativa é de que esse cenário de crescimento se mantenha nos próximos meses, impulsionado pelo aquecimento da economia e aumento do consumo.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo