ECONOMIA – Trabalhadores domésticos do RS têm até 26 de julho para aderir ao programa de Apoio Financeiro do governo federal



Os trabalhadores domésticos do Rio Grande do Sul que foram afetados pelas enchentes ocorridas nos meses de abril e maio deste ano têm até o dia 26 de julho para aderir ao programa de Apoio Financeiro do governo federal. A adesão garantirá o pagamento da primeira parcela, no valor de um salário mínimo (R$1.412), que será depositada já no dia 22 de julho. Essa iniciativa do governo visa preservar os empregos e os rendimentos das populações afetadas pelas enchentes.

De acordo com informações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), os trabalhadores domésticos formais devem estar registrados na carteira de trabalho e ter seus dados informados ao sistema e-Social até o dia 31 de maio deste ano para terem direito ao benefício. No Rio Grande do Sul, cerca de 5.692 trabalhadores domésticos estão habilitados a receber esse auxílio do governo federal.

Para verificar se têm direito ao benefício, os trabalhadores devem acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou o Portal Emprega Brasil – Trabalhador e consultar se estão inclusos no grupo que receberá as duas parcelas do programa de Apoio Financeiro. O pagamento dos dois salários mínimos será feito pela Caixa Econômica Federal de forma escalonada, de acordo com o dia de adesão do trabalhador doméstico. Aos que aderiram até o dia 5 de julho, por exemplo, o pagamento está previsto para o dia 15 de julho.

É importante ressaltar que o empregador não tem obrigatoriedade em realizar a adesão ao programa, sendo responsabilidade do próprio empregado solicitar as duas parcelas emergenciais diretamente nos aplicativos mencionados. A Caixa Econômica Federal realizará o depósito automaticamente para os beneficiários, que não precisarão comparecer a uma agência bancária. Em casos onde o trabalhador não possuir conta bancária, uma poupança Caixa Tem será aberta automaticamente para que o valor seja disponibilizado.

Essa ação do governo federal é parte das medidas instituídas pela Medida Provisória nº 1.230, que beneficia não apenas os trabalhadores domésticos, mas também empregados formais de empresas, pescadores artesanais, estagiários e menores participantes do programa Menor Aprendizes nas cidades atingidas pelas enchentes. O prazo para as empresas gaúchas aderirem ao programa de Apoio Financeiro termina hoje, dia 12 de julho.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo