ECONOMIA – Serviços no Brasil Crescem 1,7% em Junho e Alcançam Maior Patamar da História


Em um desenvolvimento significativo para a economia nacional, o volume de serviços no país apresentou um crescimento de 1,7% em junho deste ano, em comparação com o mês de maio. Esse avanço levou o setor de serviços a atingir o patamar mais alto desde o início da série histórica, iniciada em 2012. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) através da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).

O setor de serviços mostra uma robustez notável ao superar seu recorde anterior, que foi registrado em dezembro de 2022, alcançando uma marca 0,5% superior. Em termos de níveis pré-pandemia, o setor está agora 14,3% acima do que foi observado em fevereiro de 2020, um indicativo claro de recuperação e expansão vigorosa.

Ao comparar junho de 2023 com o mesmo mês do ano anterior, o setor apresentou um crescimento de 1,3%. As perspectivas se mantêm positivas também nos acumulados do ano de 2024, que mostram um aumento de 1,6%, enquanto o acumulado do período de 12 meses aponta um crescimento de 1%. Tais números refletem uma trajetória contínua de ascendência no setor de serviços.

Cada uma das cinco atividades de serviços pesquisadas pelo IBGE registrou aumento de maio para junho, o que demonstra um crescimento diversificado. O setor de transportes, por exemplo, cresceu 1,8%, enquanto o de informação e comunicação teve uma alta de 2%. O segmento de serviços profissionais, administrativos e complementares subiu 1,3%, ao passo que os “outros serviços” observaram um incremento de 1,6%. Destaque também para os serviços prestados às famílias, que registraram um crescimento modesto mas positivo de 0,3%.

A receita nominal do setor também apresenta ganhos notáveis. Na comparação mensal, a alta foi de 2,7%, enquanto que em relação a junho de 2023, o crescimento foi de 6,3%. No acumulado do ano, a receita aumentou 5,8%, e no acumulado dos últimos 12 meses, a alta foi de 4,9%.

Tais dados apontam para um cenário de recuperação e expansão sustentável no setor de serviços, que se consolida como um dos pilares do crescimento econômico nacional. A diversificação das atividades e o crescimento em diversos segmentos indicam uma tendência positiva que deve contribuir significativamente para a economia nos próximos meses.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo